quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A série e a tartaruga


A FOX estreou uma nova série, intitulada The Reunion. Curioso, vi o primeiro episódio e de seguida, ainda mais curioso com o decorrer dos acontecimentos vim aqui à base procurar mais informações acerca desta, e tal não é a minha surpresa quando descubro que a série foi cancelada a meio!Estavam previstos 20 episódios e só foram feitos 13. A premissa era realmente interessante: cada episódio acompanharia um ano da vida de seis amigos, desde os tempos do secundário até à actualidade, com a morte de um deles como mistério chave. E pergunto eu, como pode um canal de televisão comprar uma série sem fim?Uma história que só funciona como um todo e que é deixada completamente em aberto? Só por si o cancelamento no país de origem já é um abalo grande, mas pior ainda é um canal de televisão comprar o produto sabendo de antemão que este é defeituoso, e anunciá-lo com toda a pompa e circunstância. Conclusão, não vale a pena ver mais, se nem os autores sabem quem matou a rapariga não faz sentido perder o meu tempo.


Parecido foi o caso de Tru Calling, que longe de ser uma série fantástica, era uma acção bem feita, com uma excelente história e que mete a um canto aquele sussurro frouxo que temos de assistir quase todos os dias e que dá pelo nome de Entre Vidas (sou só eu que acho aquilo mesmo mau?).

As séries são comos as tartarugas marinhas. Dá-se a eclosão e milhares tentam chegar à água. Mas os predadores das redondezas, desde os produtores, da baixa audiência até aos conflitos internos, estão à espera, e muitas morrem pelo caminho. Poucas conseguem chegar à maturidade e completar o ciclo da vida. Espero sinceramente que esta seja uma dessas tartarugas, chama-se Pushing Daisies e vai apenas com dois episódios. O nome é de uma enorme melodia, que só por si faz antever algo realmente azul e luminoso. É o casamento entre o Big Fish e o Lemony Snickets, é o sonho mais cor de rosa de Tim Burton, é uma fábula daquelas sinceras e descomprometidas que não se vê com frequência. Não existem questões nem complicações neste conto original e carregado até ao limite de ideias e de ternura. A única que eu coloco é esta: será que esta tartaruga tão especial consegue chegar à água?


Sem comentários: