segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nem ele sabe se ela é humana


Às páginas tantas, o meu irmão, farto de tanta questão, diz: esquece isso, é um filme podre!Não há explicação!

Realmente, apesar do pós ser mais interessante que o durante, Prometheus é um enorme fiasco. Pôs as pessoas a falar, é certo. Desde Inception que não se via tanta tecla nervosa, verdade. Mas caraças, o sonho dentro do sonho de Nolan é um filme que se sustém de pé e que depois, numa brincadeira de montagem consegue levantar todo um leque de questões. Prometheus não. De forma inteligente, isso não podemos negar, aproveita o balanço de quem o escreve para justificar buracos como mistérios, deslizes como piscadelas premeditadas. Ah estava tudo pensado. Manias, que já no Lost me irritavam e que aqui ganham toda uma outra dimensão.  

O filme, propriamente dito, é aborrecido. Chato, chato. Mal interpretado e sem pujança. Não há tensão, não há personagens e depois? Nós importamo-nos com o quê? Com quem? O terror, esqueceram-se do terror. Lembraram-se de uma série de coisas que a agenda hollywoodiana obriga e escravos dessa porra fizeram uma manta de retalhos. Situações rídiculas, narrativas mal articuladas, as duas horas dão para tudo. Salva-se a já badalada cena da operação, um vislumbre do que deveria ser o resto. Tanto tempo, tanto dinheiro, tantos recursos, para isto. Uma desilusão deste tamanho devia dar cadeia.

4 comentários:

Anónimo disse...

A sério? É assim tão mau? Mas pronto, lá terei que ver só para confirmar. Bah.
Nuno Rechena

Miguel Ferreira disse...

Tens de ver Nuno. Acho que é daqueles que divide plateias:ódio ou paixão, assim sem meias casas.

Anónimo disse...

Resta-me a esperança dr me apaixonar mas desconfio que vou odiar. E tenho pena pq nao queria.

Anónimo disse...

E pronto, já o vi. Durante uma hora tive esperança porque aquilo parecia que ia a alguma lado. E foi. Foi desilusão atrás de desilusão até ao final patético. Um filme com um imaginário visual daqueles merecia um argumento de jeito. Acima de tuo merecia um final de jeito e não uma cópia deslavada do Alien. Salvou-se o Fassbender que parece ser incapaz de ser mau actor. E vá, a Charlize que ainda é mais gira a fazer de má :D
Nuno Rechena