quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Eu, acho

Um bom crítico de cinema será sempre um bom crítico de cinema para mim; o que eu acho que deve ser. Eu, acho. Julgar a critica é reflectir a nossa palete de valores, e é fácil. Os meus críticos predilectos são os das tarefas difíceis, gentlemen que dizem mal muito bem - Lopes, Mourinha, Tendinha. Sabem da escrita e com licença lá esbofeteiam, lá dissecam as suas verdades sem que nunca as entranhas fiquem de fora. Contorço-me de inveja. Eu não sei não gostar. Sou gozão, parvalhão e dono de ódios de estimação. 

Não dou grandes hipóteses a quem detesto. E foi isso que Luís Miguel Oliveira - autor do êxito "Danny Boyle cheiras a cocó" - fez hoje na sua crítica a The Dark Knight Rises, detonando antes o que viu depois - ou não começasse o seu texto com o hype gerado. Veio a revolta popular claro, agora em forma de comentários facebookianos, nada interessante, nada produtiva.

Eu acho - lá está, eu, acho - que  é muito importante continuar a regrar e a separar. Manter as linhas. Preservar os portos de abrigo. O cavalheirismo lá de cima, hoje e sempre. Porque senão o que é café, casa, blogue pode-se confundir perigosamente com o que é público, sério, especializado.


1 comentário:

Anónimo disse...

Nao tendo visto o filme e sem saber se e bom ou mau, nao consigo ler esta critica sem pensar que este senhor nao sabe escrever. Frases como "nolan só teve um filme decente" parecem vindas de uma discussão de café. Enfim, e como dizes, saber dizer que nao se gostou de um filme nao e para todos. Quanto ao batman, tenho duvidas que seja assim tao mau mas vou ver, naturalmente. Nao gostei do primeiro batman do nolan, o segundo foi, para mim, o melhor batman até hoje. Isto mesmo desperdiçando o talento do bale num wayne que quase nao se vê, o joker e demasiadamente bom para eu nao vibrar com o filme. Quanto aos do burton, primeiro muito bom mas segundo nem por isso. Enfim, opiniões. Mesmo assim gostei mais do primeiro do nolan e do segundo do burton que da critica do Luis nao sei quantos.
Nuno Rechena