sexta-feira, 30 de maio de 2025

Ep. 12 - The Jungle Book/Mowgli: Legend of the Jungle


Vindo de Marte, Miguel aterra na selva indiana para uma semana de descanso em cuecas. Rapidamente percebe que as panteras, os ursos, os lobos, os elefantes, os macacos e os tigres não são o maior dos seus problemas. A natureza enfrenta uma das suas maiores ameaças de sempre: as adaptações para imagem real da Disney. Conseguirá o nosso podcaster sobreviver? Poderá Andy Serkis e seu exército de animais de cera ajudar? Descubra tudo depois do clique.

Episódio disponível aqui.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

A Fonte da Palermice


- Guy Ritchie podes assinar aqui?
- O que é?
- É a autoria de um filme que fizemos com o Veo45AIGalaxyAmazingXPTWowMotherFuckerSystem
- Mas nem sei que filme é.
- Nem nós. Mas podemos pagar-te o Snatch 2.
- Ah está bem.

Mais uma empreitada marca branca, com todos os recursos - e este The Fountain of Youth tem cenários francamente impressionantes - mas sem nenhum coração. Perdeu-se tudo ralo abaixo: o humor, a escrita, o ritmo, a química. Fica uma série de peripécias soltas assentes em puzzles que parecem saídos da prova de aferição do quarto ano. Minha querida Múmia.


 E a fotografia do Toy Story 4 amigos/as?

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Alex Warland

Só espero que o Garland não fique um chatinho do caralho e comece só a fazer filmes de guerra. Como aquela fase Zemeckis do Polar Express. Até me arrepiei. Mas pronto, assumindo que a seguir a este voltamos a ter o nosso menino de volta, está aqui mais uma obra de retratos; fazendo agora nós o papel de jornalistas, testemunhas deste episódio. Se esse lado prático de reportagem e anonimato é a sua grande força - nas ondas de cerco e imersão, nas agressões sonoras e visuais - é também o que não nos permite colocar o capacete e sentir. Saímos do filme a cantarolar o Call on Me mas ilesos no resto da partitura.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Final Destination 1-3 (VHS podcast)


O homem da foice leva a sua profissão muito a sério e não gosta que lhe alterem os planos. Se lhe escapam uma vez, já não volta a acontecer da segunda. Esta premissa simples bastou para criar O Último Destino, um franchise que já dura há 25 anos. Desafiados pelo Miguel Ferreira (podcast Nas Nalgas do Mandarim) vamos passar os olhos nas inusitadas mortes dos 3 primeiros filmes desta saga que pôs uma geração inteira com medo de aviões, camiões com troncos e montanhas-russas.

Filmes de culto!

Jennifer Lopez abre o culto às Nalgas neste episódio acerca do conceito mais subjetivo de sempre. Apesar dos exemplos extensos e documentados com rigidez científica, ficou de fora o culto de Jessica Alba, o culto de Salma Hayek ou de Jessica Biel. Ou o famoso e fascinante culto de Kate Beckinsale na saga Underworld, onde o culto é sempre bem filmado por trás no ângulo mais perfeito de sempre. Um episódio para os fãs de um bom culto, seja ele grande ou pequeno, empinado ou descaído. Culto é culto, excepto o culto da Yoko Ono, que deus me livre...

domingo, 18 de maio de 2025

Final Destination: Bloodlines (2025)

A minha máscara de optimismo, escondia obviamente, muitas rugas. Em silêncio, digeria preocupações, duvidava dos seus efeitos visuais e acreditava na possibilidade de ser apenas mais um episódio da semana. Os maus tratos rebootianos da última década dão nisto. 

Mas não, não não não caraças! Final Destination: Bloodlines é a entrada que precisávamos: revigorante, irreverente, irresistível. E surpreendentemente circular na sua proposta: o caminho de ferro no início, o carro que passa para um lado, o caminho de ferro no final, e o carro que passa para o outro. A moeda, aquela moeda, com os seus percursos inusitados e irónicos. Esta ironia do fado, da "morte correr na família", resulta num tom divertidíssimo - desde as músicas até a algumas revelações novelescas - e num mecanismo que reformula por completo a saga. Permite dar mais força ao conjunto e ao individual, sem nunca esquecer as suas regras base, do quem é a seguir e de como é que te safas, oferecidas numa despedida emocional de Tony Todd: I intend to enjoy the time I have left. And I suggest you do the same. Life is precious. Enjoy every single second. You never know when... Good luck.  Boa sorte e que venha o próximo. 

Mortes favoritas: O início, que é ele próprio quase uma curta metragem. E claro, a delirante cena do hospital. 

Ep. 11 - Mission to Mars/Red Planet

Inspirado pela canção de João Só, Miguel vai a Marte. A viagem acaba como todas as outras incursões ao planeta vermelho: rabinho entre as pernas de volta a casa. Apesar dos processos de terraformação e cultivo de beterraba terem falhado, o vosso astronauta favorito encontra dois antigos artefactos cinematográficos do ano 2000. Pretexto ideal para desenterrar o microfone e voltar ao ativo, porque o universo do Cinema de Gémeo não se explora sozinho.

Ouvir episódio.

Que filmes é que andam aí? (Parte II)

Continua a saga "Que filmes é que andam aí?". Anteriormente em Nalgas do Mandarim:
- Que filmes é que andam aí?
- Séries, séries, telenovelas, séries.
- E filmes, alguma coisa?
- Sim, o Dallas.
- Então mas isso não é uma série?
- Ah, é...
- ...

segunda-feira, 12 de maio de 2025

A sessão dupla que ninguém pediu

Final Destination 2 (2003)

Já não me lembrava que tinha a mocita do Mentes Criminosas. Também já não me lembrava que tinha um conjunto de interpretações e diálogos que "oh valha-me deus, então, mas por favor". Qualquer um daqueles barrotes de madeira tem mais carisma que esta grupeta. Porém, é inegável que esta é a obra que dita as regras e esculpe o molde da saga. A tensão dá lugar ao espalhafato, desde o icónico arranque na autoestrada até às mortes mais mirabolantes e sangrentas. É também um capítulo de real continuidade com o antecessor, trancando a única sessão dupla do conjunto; oferecendo mais, melhor e maior, com expansão da mitologia numa sequência ao contrário e com a possibilidade se poder de facto enganar a morte. Como? Morrendo, claro está.

Melhores mortes: Mãe e filho, ou filho e mãe se quisermos seguir a ordem da nossa amiga.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Que filmes é que andam aí? (Parte I)


O podcast erudito que fala de cinema elevado, clássicos esquecidos, obras de excepção, imperdoáveis de todas as décadas regressa para falar de televisão. Desta vez, sob o mote "Que filmes é que andam aí?", Carlos e Miguel falam das suas novelas enquanto se desespera pelo momento de falar de um bom filmezinho. We're back baby!

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Minutos recontados

Exatamente 30 anos depois de Nick of Time voltamos a ter 90 minutos de contrarrelógio, confinados a um espaço e a uma ameaça. Ou fazes o que eu digo ou a tua família falece. Um clássico. Drop é esse thriller de outrora, com o tabuleiro, as peças e o dilema. Depois é tentar resolver, jogada a jogada, atacando e defendendo. Confesso que arrasto a asa para este sub género cabine telefónica, de todos os estranhos suspeitos, mas a verdade é que a obra de Christopher Landon trabalha de forma refrescante a tensão, os tempos e as personagens, sem grandes preocupações ou agendas (o que arreliará certamente a "patrulha da realidade chata pra caralho"). Entretenimento despachado, fechadinho, onde todas as prendinhas contam, até um inócuo disco de hóquei.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

TOP 10 Piores Filmes do Streaming


Episódio duplo, dividido com cautela em Parte I e Parte II, para o Carlos não se passar da cabeça e partir esta merda toda. Sim o António abriu a porta do seu Segundo Take às Nalgas do Mandarim, que, para variar, nem tiraram os sapatos. Refastelados, de comando na mão percorrem a lista negra dos filmes diretos para streaming, com galhofa, polémica e aquele bate bate coração pelos irmãos Russo.

Não são precisos gritos nem galinhas

A sala estava composta. Antevia-se, pela sondagem mental à boca dos trailers, que poderia haver ruído. Mas com o ocaso e suas primeiras notas, a sala entrou num vácuo vibrante e hipnótico, numa experiência coletiva onde a cada novo género surgia uma nova oração. Em silêncio. Sinners é um filme de corpo cheio, com tudo e mais alguma coisa, mas arrumando as maravilhas, o que me deixa francamente vivo é esta energia cinemática que corre na derme de uma sessão das 21h. Ao alcance de apenas alguns.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

I'm bringin' sexy back (yeah)

O Magneto, a Galadriel, o namorado da Furiosa, a namorada do Davy Jones, a Amy Winehouse, o James Bond do passado e o James Bond do futuro formam o septeto de espiões com mais pinta da história recente. Que sexy motherfuckers. A juntar a isso aquela fotografia de banho turco em Marrocos e um argumento encorpado de volta e contravolta. Thriller à antiga.