sexta-feira, 4 de abril de 2025

Uma chaga p'ra lembrar que há um fim

Vale pela cidade. Pela total dedicação à cidade. Ela é o ventre, desde aquele travelling nas monumentais, até ao olhar rasgado no final. Há uma gestação silenciosa, em todos os espaços que o filme celebra; visceral, brutal e desoladora. Infelizmente, os diálogos inverosímeis e a narrativa espartilhada, não acompanham este belíssimo postal. É esperar que o monstro volte a precisar de amigos e porque nós precisamos de Coimbra.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Maré baixa


Estava eu a passear no armazém dos sci-fizinhos perdidos quando, na prateleira das gravações automáticas, AMC, dez da noite, encontro este The Colony. Também conhecido como Tides, com estreia em sala em 2021. Passou-me ao lado mas já cá estou: Terra desolada pelas alterações climáticas obriga o pessoal a fugir para Kepler-209, que, apesar de dar condições de sobrevivência, não assegura a fertilidade; o chamado planeta preservativo. Assim: we have to go back Kate. E uma missão de reconhecimento volta para tentar perceber se já há habitabilidade neste berlinde azul. Sem contar nada de propriamente novo, nem arriscar muito, o filme consegue usar os seus escassos recursos de forma eficaz e imersiva. O que podia ser um passeio pelo estuário do Sado em janeiro ganha reais contornos de um espaço inundado, imundo e irremediável. Os barcos, o nevoeiro, as tribos. E depois Nora ArnezederSarah-Sofie Boussnina, uma dupla surpresa, ao estilo Furiosa, que nos deixa a pedir mais deste mundo inundado.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Ep.3 - The Truman Show/EDtv


Já está a gravar. Miguel aventura-se a solo e no solo, rumo às profundezas do seu reality show. Na viagem, revisita dois clássicos da adolescência, um que adora e outro que afinal até gosta um pouco. Encontra o McConaughey de cabelo curto, o Hoji Fortuna e mais um ator de bóina, que não é o Dennis Hopper. Mas atenção: podia ter sido.