quinta-feira, 22 de março de 2012

Terceira vaga

Na melhor tradição dos programas de culinária onde não se cozinha e dos programas de viagens onde não se viaja surge agora o programa de cinema onde não se vêem filmes. Estreia da Semana é produto original e nacional do canal Hollywood. Descreve-se num texto absolutamente inenarrável do qual retiro dois grandes pontos:
- "Como não temos oportunidade para ver os filmes de que vamos falar, baseamos toda a nossa pesquisa nos trailers que já saíram e nas informações existentes na Internet."
- "Nós não somos uns 'papagaios' que vamos ali ler através do teleponto. Nós escrevemos os nossos textos, até porque estamos ali para dar as nossas opiniões sobre os filmes."

Ora bem. Primeiro que tudo: mas isto é a sério??????? Ou é apenas mais uma brincadeira do Nuno Graciano? Não têm oportunidade de ver os filmes? Mas como assim? Não são um programa de televisão, não são os media? Trailers que já saíram, informações na Internet? Então mas, para isso já existe uma ferramenta porreira chamada Google Reader. E nós também conseguimos clicar, e procurar, e ver coisas novas. A sério que conseguimos. Não são papagaios? As vossas opiniões de filmes que nunca viram? Isso não é jornalismo, isso é mimo no rabo, mimo a mais, no rabo.

Têm de existir muros. Eu sou acérrimo defensor da blogosfera e da liberdade criativa que a mesma oferece. Por outro lado acho fundamental o jornalismo sério, com opiniões sérias, de quem respeita e conhece o cinema. Foi lá que aprendemos, foi lá que crescemos, e é lá que continuamos a viver.

Estreia da Semana
não é um blogue de cinema, não é um programa televisivo de cinema, é outra coisa qualquer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei sem palavras a ler a entrevista às criaturas que vão fazer este programa. Deve ser bestial ser pago para se dar a opinião sobre filmes que não se viu. O mundo está perdido :D
Nuno Rechena

Miguel Ferreira disse...

É a descredibilização completa de tudo e mais alguma coisa. Que deus esteja connosco.