segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Da selva ao ginásio


A Tempestade Tropical pouco efeito surtiu nos meus campos de cultivo. Deixou-se passar numa ou duas gargalhadas e no final, em vez da bonança, ficou a desilusão. O sentimento de desperdício perante um elenco de pesos pesados da comédia americana que se vê reduzido ao humor mais elementar e disparatado. A história que serve de base a todo o filme é muito boa e consegue cumprir com o objectivo de paródia aos filmes de guerra, com uma ou duas piscadelas de olho bastante eficazes, porém as personagens não passam de bonecos vazios, sem densidade, presos aos palavrões e ao humor físico. Esperava mais de um craque como Stiller, que já provou saber fazer comédia arrojada mas inteligente, e esperava mais também do tão falado cameo de Tom Cruise. Está ali um bom trabalho de caracterização, isso é certo, mas o resto é apenas uma tentativa de saída de um registo a que estamos habituados. Respeito-o como profissional e reconheço todo o seu excelente currículo, mas tenho muita dificuldade em vê-lo como um actor camaleónico e versátil. Vejo-o sempre no mesmo tom e aqui aconteceu mais uma vez isso: vi o Tom Cruise de sempre, desta feita num fato de gordo, sem piada e a dizer palavrões.


Por outro lado, a quem podemos chamar de secundário de luxo é ao senhor Brad Pitt em Destruir Depois de Ler. O seu instrutor de ginásio, burro e aparvalhado, é um daqueles papéis que vamos querer ver e rever, sempre na esperança que ele apareça mais um pouco. Puro gozo, sincero entretenimento ou apenas mais uma prova que Pitt é um dos grandes da sua geração. Tanto faz, com ou sem nomeação, está aqui uma das interpretações deste ano. O filme, esse, é uma excelente comédia negra, com actores de topo e com um dos finais mais hilariantes que vi nos últimos tempos. Os diálogos entre os dois membros da CIA vão ficar para a história.


So what did we learn from this?
Um... I don't know.
I don't fuckin' know either.


2 comentários:

Marco Costa disse...

Não tinha dito melhor em relação ao Tropic Thunder. A ideia e conceito da historia é bastante interessante mas o que acabou por ficar é um filme que deixa a ideia de vazio e sentimento de desilusão. Realmente um grande desperdício perante um elenco de actores tão reconhecidos.
Em relação a Tom Cruise...também não o vejo como um actor "camaleonico" capaz de interpretar qualquer tipo de personagem, mas a verdade é que esta também não ajudava ao trabalho.

O "Destruir Depois De Ler" está uns bons furos acima do "Tropic Thunder", ainda que o género de comédia não seja aquele que me tira uma gargalhada com a maior facilidade.
Também com um excelente elenco, mas este sim devidamente aproveitado. A dupla Pitt/Clooney conseguiu tirar duas excelentes personagens.
Não me parece filme para chegar a Óscar (principalmente se mantiverem a linha de nomeações do ano passado onde, segundo Jon Steward,foi mesmo um "...graças a Deus pela gravidez na adolescência"), mas é sem duvida um filme que merece ser visto.

Desculpa o comentário tão grande, mas estava a estudar e distrai-me... lol
Abraço

Miguel Ferreira disse...

MC concordo contigo, o Tropic Thunder tinha um enorme potencial, tanto a nível de argumento como a nível de representações e o resultado final foi uma sucessão de gags sem qualquer sentido. Esperava mais de um actor/realizador tão versátil e inteligente como o Stiller, enfim fica para a próxima!

O Tom Cruise é um actor competente, só sabe é fazer aquilo. Ele bem se esforça mas a mim não me convence.

O Destruir Depois de Ler não é mesmo daquelas comédias em que o momento nos faz rir, funciona mais como um todo inacreditável e divertido. E a interpretação de Pitt para mim é mesmo uma coisa excepcional!

Um abraço;)