quarta-feira, 23 de abril de 2008

22 de Maio

Numa altura em que esperamos nervosos pelo segundo trailer (se é que ele existe) e que aguardamos ansiosos pela sua estreia, chegou o momento de olhar para trás. Qualquer fã, deliciado com as imagens que já saíram (a cena do camião é genial) transporta consigo uma fé quase certa no quarto tomo, uma vontade de ver carimbado o seu todo nos livros de cinema e de guardar no bolso cenas que nunca mais se esquecerão. Enquanto navegamos num mar de incógnitas, deixo aqui escrito um excerto de cada filme, a minha cena favorita do primeiro, segundo e terceiro, aquela que me fez respirar cinema verdadeiro.

Os Salteadores da Arca Perdida – a cena inicial em que Ford entra numa gruta em busca de um antigo artefacto. Desde Molina que o atraiçoa até á fuga da bola gigante, foi a apresentação perfeita de todo um novo conceito de cinema. Em minutos somos agarrados pelo chicote e o mundo das aventuras mudou para sempre.
Indiana Jones e o Templo Perdido – a cena final onde Ford encurralado pelo inimigo numa frágil ponte de corda, vê-se obrigado a cortá-la num eterno seja o que Deus quiser. Ainda hoje, ao rever este momento penso Não, ele não vai fazer isto! Absolutamente fantástico.
Indiana Jones e a Grande Cruzada – a cena da lareira onde Ford e Connery depois de capturados pelos alemães são amarrados em duas cadeiras, costas com costas. Todos os diálogos são entretenimento e o momento em que a lareira começa a rodar levando-os ao outro lado, onde estão nazis a trabalhar, é das situações mais engraçadas e delirantes de toda a saga.
É extremamente difícil para mim exprimir o quanto admiro e adoro esta trilogia. Representa parte de todo o amor que nutro por esta arte, quase como um livro da escola que me ensinou conceitos e palavras, quase com um cálice sagrado que tive a sorte de encontrar, quase quase como a certeza certa que revejo vezes sem conta...
E como eu, existem muitos mais:


1 comentário:

Jp disse...

Eu sou um desses! Adoro tudo o que vem da cabecinha desses 3 grandes génios (Lucas, Spielberg e Kurtz). São grandes.

*Uma vénia profunda*