terça-feira, 9 de outubro de 2007

Primeiro, as boas ou as más?



The Host
Boas notícias- não cai em lugares comuns e arranca com um realismo de cortar a respiração (o monstro aparece logo aos 12 minutos de filme!)
Más notícias – perde um pouco de ritmo a meio quase deixando de lado a ameaça grotesca que dá nome à obra.



1408
Boas notícias – tem John Cusack e um excelente argumento adaptado dum pequeno conto do Stephen King. Tudo muito simples, sem grandes desvios à narrativa central e com um desenrolar sempre surpreendente para uma acção passada apenas num só lugar. È bom ver uma boa ideia abraçar um bom filme.
Más notícias – nem todos os filmes de terror serem assim tão eficazes.



Death Proof
Boas notícias – é um Tarantino e isso por si só já é muito bom. Tem também mulheres sensuais a serem perseguidas por um psicopata num carro à prova de morte. É só isto.
Más notícias – o ser precisamente só isso faz dele um exercício de estilo demasiado marcado sem espaço para grandes aventuras e notas autor. Muito extenso em certas sequências resultaria melhor na original sessão dupla. Disso não restam dúvidas.



Knocked up
Boas notícias – mostra que nem todas as comédias desta nova geração têm de ser idiotas e assentes em clichés de enorme mau gosto.
Más notícias – não é hilariante, muito pelo contrário. Aproxima-se muito mais de um drama ou de uma morna comédia romântica. O actor principal , Seth Rogen, não é um herói de comédia e algumas personagens secundárias são vestidos já muito gastos (quantas vezes já vimos geeks solteiros que moram sozinhos e fumam erva o dia todo?)



Sunshine
Boas notícias – visualmente é um espanto. E traz com ele um excelente elenco.
Más notícias – como astronauta perdido na contemplação do Sol, o filme perde-se em certas sequências demasiado arrastadas e num final demasiado enevoado e confuso.



Live free or die Hard
Boas notíciasJohn McClane, John McClane e John McClane.
Más Notícias – não há comparação com os capítulos Mctiernianos. Em nenhum aspecto, e tirando as boas notícias sobra realmente muito pouco.



Slow Burn
Boas notícias – a construção da narrativa que vai destapando o véu em constantes flashbacks e versões contraditórias da mesma história. E tem o Ray Liotta.
Más notícias – passou ao lado de quase toda a gente.



Turistas
Boas notícias – tem a actriz portuguesa Olga Diegues.
Más notícias – o facto de ela ser a primeira a morrer e tudo o resto.

3 comentários:

Jp disse...

The Host:
Tenho ali para ver.

1408:
Igualmente. Tou a poupar filmes para os States.

Death Proof:
Concordo totalmente, excepto o facto de ser um exercício de estilo. É uma homenagens aos filmes de série Z, logo por aí...

Knocked up:
Excelente. 6 estrelas. Durante 2horas voltei a acreditar no amor (depois passou-me). Daqueles filmes que me deixam genuinamente feliz, como o Little Miss Sunshine.

Sunshine:
Também ali tá!

Die Hard 4:
Fui ao cinema. Pedi o dinheiro de volta. Mas depois lembrei-me, o Willis nem tá assim tão mau. O resto do filme está, mas ele não.

Slow Burn:
Passou-me ao lado, confesso.

Turistas:
Quem?

João Gaspar disse...

a guardar filmes para os states?

e trabalho? e gajas? hã?

Jp disse...

Também dá para isso tudo! Mas vão haver noites frias!