terça-feira, 16 de março de 2010

Take 22

2 anos depois cá continuamos. Depois de muitas voltas, de muitos filmes, de muitas letras. Tudo foi mudando, tudo menos a nossa vontade de contar cinema, de beber e respirar dessa arte que tanto nos conforta. 2 anos depois a erosão não é palavra nossa e firmes nas nossas crenças cá estamos com mais uma edição da Take!

Como fazer um filme vencedor, nos Óscares

sexta-feira, 12 de março de 2010

Gemma

Chama-se Gemma Arterton. Com 24 anos esta actriz inglesa já foi Bond girl e prepara-se para conquistar tudo o resto. Este ano vamos vê-la em dois pesos pesados do entretenimento fantástico: Prince of Persia: The Sands of Time e Clash of the Titans. O veredicto só sai no fim mas para já é rosto para seguir com a máxima atenção.

E se...

"E se..." ou "O que farias se..." são grandes chavões das taglines cinematográficas. É frequente ler nos objectos promocionais dos filmes perguntas iniciadas e montadas desta forma. E realmente a intensidade sobe em flecha quando empregamos este (aparentemente) inofensivo conjunto. Tudo fica logo mais dramático. Vejamos estes exemplos:
- O que farias se...amanhã já não houvesse Nestum?
- E se aqueles em quem mais confias...te fizessem uma festinha no cabelo?
Coisas do dia-a-dia ganham outra dimensão, outra gravidade. É a magia do marketing.

Questão

A Mão que Embala o Berço ou Jovem Procura Companheira?

segunda-feira, 8 de março de 2010

Booom!

- De um modo geral a cerimónia foi chata. Arrastada, sem ritmo nem conectividade.

- Chata e sem graça. Se os dois apresentadores deveriam, teoricamente, duplicar as gargalhadas, o que aconteceu foi o inverso. Depois de um número musical descontextualizado veio um diálogo inicial pouco inspirado, lento, passando em revista um a um dos nomeados, quase como uma interminável chamada da escola primária.

- As excepções foram o momento paródia ao Actividade Paranormal e Ben Stiller à Naavi. Já o ano passado a sua imitação de Joaquin Phoenix tinha sido um momento alto e é caso para perguntar: quando é que este cameo passa para apresentação da gala?

- Tim Robbins excelente no discurso divertido e sincero sobre Morgan Freeman.

- 69693, liga se quiseres uma amiga. Não havia mais nada para dar nos intervalos?

- O Tom Hanks estava fartinho daquilo, bateu o recorde de rapidez a despachar o Óscar de Melhor Filme.

- Foi finalmente reconhecido o trabalho de uma cineasta notável e muitas vezes esquecida. Strange Days é um dos meus filmes de sempre.

- Tarantino continuas a ser o melhor.

- Caro comentador, o Lars Von Trier não realizou O Laço Branco, nem tinha o seu Anticristo nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro ok?

- A Sandra Bullock ganhou um Razzie. E depois acho que ganhou outro prémio qualquer no dia a seguir.

- Já disse que a cerimónia foi chata?

- Já disse também que para o ano, à mesma hora, vou estar no sofá, que nem miúdo pequeno, à espera que os Óscares comecem?

domingo, 7 de março de 2010

É já hoje (V)

Há um ano éramos nós, os mesmos. À espera de algo diferente, da mesma coisa. Cheios de folhas e apostas, teorias e conspirações. Preparados para fortes aplausos, intervalos ao metro e café requentado. Há um ano éramos nós, os de sempre. O início foi este. Hoje esperemos que o final seja o outro.

É já hoje (IV)

Esta vai ser a minha cara se Avatar vencer o Óscar de Melhor Filme:
E esta vai ser a minha cara se Sandra Bullock ganhar o Óscar de Melhor Actriz:

Cameo com cameo se paga

Assim como Steven Spielberg aparece de relance em Vanilla Sky, também Cameron Crowe aparece de fugida em Minority Report.

É já hoje (III)

Melhor actriz. [Hoje e sempre]

É já hoje (II)

Melhor actor.

É já hoje

Melhor filme. [Da década?]